A Importância do TCP/IP e OSI na solução de problemas

Com o conhecimento da divisão de camadas, podemos diagnosticar onde o problema está quando falha uma conexão. O princípio está em verificar a partir do nível mais baixo ao invés de partir do nível mais alto. Por cada camada inferior atender a uma camada mais elevada, será mais fácil lidar com problemas nas camadas inferiores. Por exemplo quando o computador não consegue conectar-se a Internet, a primeira ação está em verificar se o cabo de rede está conectado ao computador, ou se o ponto de acesso sem fio WAP (Wiresless Access Point / AP – Ponto de Acesso para Rede Sem Fio) está conectado ao switch senão os conectores RJ45 estão em boas condições.

TCP Modelo IP / vs. Modelo OSI

O modelo TCP/IP é mais antigo que o modelo OSI. A figura abaixo exibe a relação correspondente de suas camadas.



Ao comparar as camadas do modelo de TCP/IP com do modelo OSI, a camada de aplicação do modelo TCP/IP é semelhante às camadas 5, 6, 7 do modelo OSI combinadas mas o modelo TCP/IP não tem uma camada de apresentação separada, ou camada de sessão. A camada de transporte do TCP/IP engloba tanto as responsabilidades da camada de transporte OSI quanto algumas das responsabilidades da camada de sessão OSI. A camada de acesso de rede do modelo TCP/IP contempla a conexão de dados e camadas física do modelo OSI. Nota-se a camada de Internet do TCP/IP não tirar proveito dos serviços de sequenciamento e reconhecimento que podem estar presentes na camada de enlace de dados do modelo OSI. A responsabilidade é da camada de transporte no modelo TCP/IP.

O modelo OSI é apenas um modelo conceitual, considerando-se os significados dos dois modelos de referência. Utilizado principalmente para descrever, discutir e entender as funções de rede individuais. Entretanto o modelo TCP/IP é primeiramente projetado para resolver um conjunto específico de problemas, não para funcionar como uma descrição para geração de todas as comunicações de rede como no modelo OSI. O modelo OSI é genérico independente de protocolo, mesmo assim a maioria dos protocolos e sistemas o adotam, enquanto o modelo TCP/IP é baseado em protocolos padrão desenvolvidos para da Internet. Outro fator a ser observado no modelo OSI está em nem todas as camadas serem utilizadas em aplicações mais simples. Enquanto as camadas 1, 2, 3 serem obrigatórias a qualquer comunicação de dados, a aplicação pode utilizar algumas camadas de comunicação únicas para a aplicação ao invés das camadas superiores habituais no modelo.

[ conclusão ]

Tanto o modelo TCP/IP quanto o modelo OSI são conceituais, ou de referência, aplicados para descrever e modelar todas as comunicações nos ambientes rede, Mesmo considerando o próprio TCP/IP como um importante protocolo adotado em todas as operações de Internet. Quando são abordadas as camadas 2, camada 3 ou camada 7 onde operam os dispositivos de rede, implicitamente é incluído o modelo OSI. Referenciado o modelo TCP/IP tanto na modelagem quanto arquitetura do serviço de Internet, provendo um conjunto de regras a serem empregadas por todas as formas de transmissão através de uma rede.





Camadas do modelo TCP/IP****IR****

INICIO****IR****